sexta-feira, 12 de agosto de 2011

2a. CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE - Conquistar Direitos, desenvolver o Brasil


http://www.juventude.gov.br

Consulta aos Povos e Comunidades Tradicionais acontece em outubro

Publicado por: Administrador, em 12/08/2011

Na sua última reunião, a Comissão Organizadora decidiu prorrogar o prazo da Consulta Nacional aos Povos e Comunidades Tradicionais para a primeira quinzena de outubro. Segundo a coordenadora nacional da Conferência, Ângela Guimarães, o objetivo é assegurar que a etapa seja realizada com a parceria das entidades representativas desse segmento em todo o Brasil. Para isso, a Comissão está atuando junto aos estados para que façam suas consultas locais, aproveitando o processo da Conferência Estadual, além de solicitar que utilizem as Conferências Territoriais para dar visibilidade a esse público. Na próxima reunião do grupo, será apresentada uma proposta de data e programação da Consulta Nacional, além da metodologia do encontro, que serão divulgados após a aprovação da Comissão Organizadora.

Povos e Comunidades Tradicionais – Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cerca de 5 milhões de brasileiros e brasileiras fazem parte dos povos e comunidades tradicionais, ocupando 1/4 do território nacional. Essas populações representam segmentos diversos — desde os mais conhecidos, como indígenas e quilombolas, até os de menor expressão, como os faxinais (que vivem no Paraná, plantam mate e criam porcos) e os pomeranos (etnia européia que vive no Espírito Santo). Grande parte desses povos mora em lugares distantes, o que dificulta o seu acesso às políticas públicas. Portanto, é fundamental que os jovens do segmento tenham voz nesse processo, para que possam apresentar suas necessidades e expectativas, conquistando um espaço próprio no âmbito das políticas juvenis.

Na primeira Conferência, a Consulta reuniu centenas desses jovens, ainda pouco conhecidos e reconhecidos que, com sua cultura, valores e tradições, compõem a riqueza e a diversidade do povo brasileiro. O encontro reuniu jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pantaneiros, caboclos, de comunidades de terreiros, mestiços, ciganos e pomeranos, entre outros. Essa integração fez com que a Conferência se tornasse mais ampla e mais democrática.



Documentos

Marcas


Nenhum comentário:

Postar um comentário